Friday, July 23, 2010

Nos meus primeiros dias aqui na Finlandia, estava fazendo um calor horrivel. Mas acho que primeiro eu preciso contar que meus anfitrioes, muito gentilmente, fizeram um pequeno manual de como seria o clima aqui. De acordo com este manual, as temperaturas maximas durante o dia seriam por volta de 24C e as minimas ficavam perto dos 10C. Pois bem, quem me conhece sabe que sou super economica com as coisas que coloco na mala. Depois de muito viajar carregando metade da minha casa comigo, aprendi a calcular na pinta o numero de pecas e sempre penso que, se precisar, compro o que estiver faltando e ainda saio ganhando :-). Entao trouxe alguns poucos vestidos nao muito frescos e um numero maior de coisas mais meia-estacao. E nao e que chegamos aqui para o verao mais quente dos ultimos 15 anos?

Durante o (interminavel) dia, as maximas chegavam a 35C e a noite (quase inexistente) faziam terriveis 28C. Terriveis porque aqui nao se tem ar condicionado e as janelas nao abrem direito -- afinal, quem eh que precisa de janela muito aberta quando se esta tao perto do Polo Norte? Era dificil, o apartamento tinha pouca ventilacao e o sol queimava cedinho de manha, eu me sentia em Belo Horizonte em pleno sol de novembro.

E o tal sol nao se poe. Nunca. Ele fica no horizonte, baixinho, entre as 11 e 2 da manha e depois volta, com toda gloria, pompa e circunstancia, tao forte que se Sophia me acorda as 3 da matina pedindo alguma coisa, acordo assustada -- sem mencionar cansada e sem entender porque -- e me assusto mais ainda quando olho no relogio e constato que ainda e madrugada! (Um detalhe: vai explicar para uma crianca de menos de 2 anos que mesmo com toda essa claridade e passarinhos cantando, ainda nao e hora de acordar...)

No comments: