Monday, July 26, 2010

Ontem tive que utilizar da medicina socializada finlandesa. A Sophia amanheceu com o que parecia leite coalhado no labio inferior e eu me dei conta de que ela estava com candidiase oral. Toda essa correria, viagem internacional, falta de sono e excesso de acucar na dieta (como suco todos os dias), sem contar com o leite que ela pede de madrugada e nos na exaustao sempre damos, foram causas provaveis da candidiase.

Conversei com o excelentissimo marido a milhares de quilometros de distancia que me falou o que ela precisaria tomar para que a boca melhorasse. Acontece que os antifungicos so sao vendidos com prescricao medica aqui, entao tive que levar Sophia para uma consulta particular com um medico. Como foi particular, nao fiz uso da medicinal socializada, mas como so nos eramos "particular" enquanto o resto das pessoas no hospital em que fomos eram finlandesas, imagino que dado que nossa consulta durou exatos 15 minutos, nao tenhamos recebido tratamento especial por causa da pequena fortuna que estavamos gastando.

Fomos atendidas no horario, o consultorio era excelente, bem maior que o da clinica em que levo Sophia em Rockville. Tinham brinquedos dentro do consultorio - o que eu achei genial - pois isso distraiu Sophia e, ao contrario do que tem acontecido no ultimo ano, ela nem chorou durante a consulta. A medica tinha um computador e uma mesa, o que me lembrou dos consultorios modernos dos medicos brasileiros. Adorei ir a um medico "a moda antiga" pois detesto o sistema americano. Mas, terminadas no hospital, pegamos um tram para o centro de Helsinki, onde fica a farmacia 24 horas (aqui so tem uma!). A farmacia era muito interessante e, como diria um amigo meu, cutting edge technology. No teto haviam varios tubos transparentes e era necessario pegar uma senha para ser atendido. Depois de menos de 1 minuto, fomos atendidas por uma moca que ficava sentada em uma mesinha e tive direito a uma cadeira de design famoso, achei super legal. Ela pegou a receita, colocou tudo no computador e eu estava bem distraida quando vi uma coisa "voando" no teto e me dei conta que era o remedio da Sophia vindo de um dos tubos, fazendo curvas e aterrisando levemente na mesa da minha atendente! :-) Adorei!

No comments: