Sunday, September 28, 2003

A Pescaria

Sempre me perguntei o que ha entre os homens e a pescaria. Desde o acampamento (o Pedro havia levado equipamento de pesca) que o Michael ficou entusiasmado. Tanto que, de tanta insistencia, ele acabou pescando um peixinho no ultimo dia. E no aniversario dele, o mesmo Pedro acabou dando um livro chamado "Freshwater Fishing", que o Michael leu na ultima semana.

Mas o que eu pensei ser entusiasmo passageiro se tornou um novo esporte: mal tinha terminado de ler o livro e o Michael me aparece com uma vara de pescar, um kit de iscas, anzois e a lincensa para pesca. E anunciou: "eu e os portugueses vamos pescar amanha, faca chuva ou faca sol!". Muito bem, eu pensei, ja esta passando da hora de voce pescar a comida que poe nessa mesa!

E la foi ele, lindo, com a vara, as iscas, bermuda, chapeu e capa-de-chuva (afinal e outono) no seu primeiro dia oficial de pescaria com os amigos. Quanta felicidade! Incredula (e ainda doente), fiquei em casa e ate apostei com a mulher de um dos rapazes se eles chegariam de fato com algum peixe ou nao.

A noite chegou e meia hora depois chegou o meu marido. Todo molhado, com uma isca presa por acidente no casaco, iscas no chapeu (essas propositais), a vara em uma mao e - um milagre! - um peixe em outra! Na face do Pedro, um pouco de desapontamento... "Cade o seu?", eu perguntei. "O michael foi o unico que conseguiu!". E os olhos do Michael brilhavam como o de um menino.

Afobado, entrou em casa carregando o trofeu, dizendo "mulher, trouxe o jantar!". E limpou o peixe, tirou as viceras, temperou e o fritou no azeite. O melhor, mais saboroso, mais crocante, mais esperado peixe das nossas vidas.