Sunday, October 28, 2007



Versa X Scion

Ontem passamos o dia procurando carros para comprar. A princípio achamos que não iríamos precisar, mas em vista dos ocorridos nas últimas semanas, resolvemos que um carro vai nos servir bem.

A Saga

Começamos 1 da tarde ontem (sábado), olhando primeiro usados. Uns dez carros depois -- resistindo à labia do vendedor de tentar nos empurrar carros muito americanos (como os Ford Taurus e um Caliber) -- encontramos um até interessante, um Jetta 2007 com 28 mil milhas que pertencia a uma Locadora de Carros. Hummm... carros de locadora costumam vir meio "limados", como diria o Michael. Preço não tão razoável (pois o carro é europeu e tudo europeu aqui é chic), mas foi o melhor até então.

Fomos na Honda olhar os Fit e os Civic. Primeiro, os Honda depreciam muito lentamente e por isso um novo ou usado têm preços bem semelhantes (alguns usados saem até mais caros que novos, mas tudo depende do modelo -- eu particularmente prefiro os com cheirinho de carro novo!). Os Civic com os opcionais desejados estavam fora do nosso budget e o Fit era bonitinho mas caro para o que era.

A terceira parada então foi a Toyota. Lá conhecemos o Yaris e o Scion (uma divisão da Toyota -- como o Lexus -- mas voltado para um público diferente, a "geração wii", segundo eles). Adoramos o Scion XD (o vermelhinho), demos uma voltinha e ficamos bem impressionados. Talvez o ruído interno do motor tenha sido meio alto pro nosso gosto, mas o vendedor disse que era proposital... Completo, o carro tinha o mesmo preço do Jetta usado.

Quarta e última do dia: Nissan. Na Nissan vimos o Versa hatchback (o cinza acima): lindo, lembra um pouco o Estilo da Fiat. Amei, o carro não precisa de chaves (nem para abrir e nem para ligar a ignição), basta que a chave esteja próxima dele. Saímos da loja depois de 10 horas da noite, sem comprar -- não se compra carro na primeira visita.

O Financiamento

Aqui é praxis financiar bens como automóveis e imóveis. É interessante financiar as coisas para poder construir "história de crédito". Ou seja: mesmo que você possa pagar à vista, é bom financiar uma parte para os bancos verem que você é bom pagador etc e tal. Os financiamentos podem ter juros baixos ou altos, tudo vai depender de como é a sua história de crédito; se você é estudante você consegue um bom financiamento também.

Os dealers

Na Toyota os vendedores foram simpáticos e se esforçaram para nós conseguirmos juros (APR) baixos na nossa compra. Na Nissan eles ficaram nervosos com os nossos esforços em tentar abaixar os juros (+ o preço do carro pois eles decidiram cobrar 2 mil extra de ágio sobre o valor total do carro) e quando pressionados... pararam as negociações e apelaram: "go to Toyota then!"

Decisão tomada - Domingo

O Versa era o meu preferido até a má negociação com a Nissan esta tarde. A loja da Nissan (Darcars) mais parecia uma filial da máfia dos filmes da década de 70, enquanto que a Toyota era não só muito mais eficiente como também limpa nas negociações. A Nissan não aceitou encomendar um carro customizado para nós e fizeram todos esforços possíveis para nos empurrar o carro do pátio que nós explicitamente não queríamos. Além disso, o vendedor -- sabendo que não iríamos comprar o carro -- nos mandou para o financeiro com a mensagem que nós estávamos sim comprando o carro.

Conclusão

Versa montado no México, Scion montado no Japão. Mafiosos versus profissionais. Fiquei com o segundo e ainda postei um review da Nissan no Edmond's -- o site referência de preços de carros e dealers daqui.

No comments: