Saturday, November 17, 2007



Expedição

Hoje acordamos cedo e fomos para a sessão de orientação para o voluntariado na Food and Friends. Primeiro, calculamos mal o tempo que levaria para chegar lá: pensamos que uma hora seria suficiente mas a linha vermelha estava em reformas então demoramos mais de uma hora e meia. Ou seja, já na orientação pagamos o maior mico chegando mega atrasados. Nunca tínhamos ido a Fort Totem (a estação onde fica o Food and Friends), mas é interessante como é diferente da estação onde moramos (Twinbrook). Nas estações que antecedem Ford Totem já se vê pichações nos muros e casinhas e prédios mais simples. Brookland (uma antes de Fort Totem) tem um público quase que exclusivamente negro e Fort Totem não é muito diferente (apesar de que é um pouco mais variado que Brookland). Perguntamos para o station manager onde ficava a Riggs Road e ele abriu um sorriso: "vocês vão na Food and Friends?". O "galpão" onde fica a ONG é lindo. Funcional, estilo "container-pré-fabricado-ultramoderno" dá até vontade de morar dentro (no meu primeiro dia, provavelmente daqui a 10 dias, tiro fotos!). Como chegamos 40 minutos depois do horário marcado, tivemos uma sessão alternativa de 5 minutos (oba! sem ladainha) e estávamos good to go. Até que não foi tão mal negócio passar carão.

Na volta eu queria ir ao Potomac Mill Mall, que fica na ponta sul da linha azul (Franconia-Springfield), então lá fomos nós, mais 40 minutos de metrô (era longe pra xuxu!) pra chegar em Franconia. Chegando lá... os shuttles para o mall só funcionavam de segunda a sexta (será que ninguém vai em outlet nos fimdis?) e o táxi até lá saia pelo menos 40 dólares... isso encarecia qualquer compra em 80 dólares... pelo menos. É claro que voltamos. Na volta, pegamos a linha amarela pois ela dá menos voltas. Já que estávamos na amarela, resolvemos parar na U Street para comer comida étnica. Entramos num Etíope e nossa garçonete não falava uma palavra de inglês. Aí vai a reprodução do diálogo (se é que isso se define como um):

eu - how's the fish prepared?
ela - ah?
eu - is it fried or baked?
ela - yeah, big, big!
eu - no, baked or fried?
ela - fish very big!

Depois disso, desisti, resolvi apostar na sorte. Quando o peixe (frito) chegou e como em restaurante etíope não se costuma usar talheres, resolvi arriscar e pedir um par de garfo e faca para ajudar a cortar o peixe. O segundo diálogo segue:
eu - excuse me, could you bring me knife and fork, please?
ela - whaaat?
eu - you know... cutlery... to cut the fish (fazendo o movimento com as mãos)
ela - yeah, that's fish.
eu - yes, I know, I'd like to cut it! I need a knife and a fork!
ela - ah, knife.

Ficamos sem garfo mesmo. Na volta, não sei se era o cansaço ou o quê mas pegamos o trem para o sentido errado na linha amarela e fomos parar onde? Em Fort Totem, de novo! Aí tivemos que esperar mais de 20 minutos (por causa dos atrasos na linha vermelha) para pegar o trem de volta pra casa.

4 comments:

Lady said...

e eu nem como peixe :P

Caroline W. said...

eu me sinto culpada, mas como... é taaaao bom!

TatiLie said...

Bom, acho que vc não vai entrar pro time Multiply mesmo... então eu vou te escrever aqui.
Retribuindo o convite, vcs serão mais que vem vindos aqui na Itália (or Irlanda).
Beijos
PS: vou tentar fazer a receita amanhã.

Caroline W. said...

Tati Lie,

Voce vai amar as peras, essas foram as melhores que ja fiz. Depois me conta como ficaram! Eu tenho outras receitas maravilhosas deste livro, vou tentar ir colocando elas aqui no blog... :-)
Beijo,
Carol