Monday, November 26, 2007

O ônus do bônus

A tia-avó do Michael fala que tudo na vida tem o ônus e o bônus. O bônus do momento é o carro novo que compramos. O ônus (além do valor do seguro, da gasolina que só sobe etc., etc.) para mim é que vou ter que tirar outra carteira de motorista. Bem, ano passado - quando morávamos aqui - foi uma novela tentar tirar a carteira. Maryland estava então no auge do xenofobismo: estrangeiros não só tinham que apresentar dois comprovantes de residência e identidade, como também tinham que enfileirar fora do MVA (Motor Vehicle Administration) de madrugada, no frio, a noite toda, pois somente as primeiras 20 pessoas a chegarem eram atendidas (nós inclusive tínhamos fotos de uma dessas madrugadas postadas no site do Michael, mas as fotos me faziam me sentir mal, então apaguei.). A polícia, quando via as pessoas se enfileirando, mandava todo mundo ir embora com o cacetete, ameaçando prender. Então ficávamos entre a cruz (de esperar em pé no frio a madrugada toda) e a caldeirinha (o xadrez!) e ninguém estava nem aí. Além disso, os funcionários do MVA (eles mesmos estrangeiros) tinham que "despachar" todos aqueles 20 antes de 8:30 da manhã - horário em que os americanos começam a chegar. Era depressivo, degradante e me fazia me sentir muito menor que qualquer outro ser (humano ou não).

Aparentemente as coisas mudaram de um ano pra cá. Eu telefonei pra eles esta manhã e uma atendente me falou que agora estrangeiros são vistos em horários normais. Porém (e aí vem outro ônus -- desta vez financeiro) porque minha carteira de motorista canadense está vencida ha 13 meses e não somente 12, eu vou ter que fazer todos os testes (legislação, visão e direção) de novo. Acontece que eu só não renovei esta carteira antes porque o sistema deles não me deixou... e aparentemente se sua carteira está vencida ha mais de um ano, você já não se lembra mais de nenhuma regra de trânsito, não enxerga bem e muito menos lembra como se dirige um carro. É o lado amargo da América.

No comments: