Thursday, November 15, 2007


Simple to Spectacular

Ont
em fiz as peras mais espetaculares do mundo. Há muito tempo o Michael comprou este livro, "Simple to Spectacular" (Jean-Georges Vongerichten & Mark Bittman) que nós nunca tínhamos usado até eu começar a dieta de glúten e começar a procurar receitas gostosas alternativas. Um dia frio quando ainda estávamos no Brasil fiz os "tomates assados com rúcula" deste livro e a receita não só era simples como também deliciosa e bonita. Então ontem procurei uma receita com peras (eu tinha comprado um monte no Costco sábado passado) e encontrei as "peras assadas com caramelo de vinho tinto". O resultado foi tão bom que não sobrou uma para contar a história... A receita (traduzida por mim!) segue:


Ingredientes:
4 peras (preferencialmente Anjou)
1 colher de sopa de manteiga, para a frigideira
1 favo de baunilha (eu não tinha, então não usei)
4 tiras de casa de limão
1 xícara + 4 colheres de chá de açúcar
suco de 1 limão
2/3 de copo de vinho tinto
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1/4 de creme de leite fresco ou sour cream

1 - Aqueça o forno a 400 graus F. Retire as sementes das peras. Unte o fundo de uma frigideira (que possa ir ao forno) grande o sucifiente para caber as peras. Corte o favo de baunilha no sentido longitudinal e retire as sementes. Vire as peras de ponta cabeça e coloque uma tira de limão na cavidade de cada pera, juntamente com uma colher de chá de açúcar e um quarto das sementes de baunilha. Coloque as peras em pé e regue-as com o suco de limão. Cubra as peras com papel alumínio e asse por 10 minutos; elas vão enrugar um pouco, e a pele vai ficar dourada.

2 - Coloque o resto de açúcar (1 xícara) numa frigideira pesada e coloque no fogo médio. Cozinhe, balançando a frigideira e raspando os lados dela ocasionalmente (não mexa o açúcar derretido), até que o açúcar se liquifaça e fique escuro, cerca de 10 minutos. Desligue o fogo. Misture o vinho com 1/3 de copo de água. Se afaste da frigideira e adicione o líquido ao caramelo. Coloque de volta ao fogo médio e cozinhe, mexendo sempre, até o caramelo se dissolver. Despeje este líquido sobre as peras e coloque de volta no forno, desta vez descoberto, por 40 minutos.

3 - Cuidadosamente remova as peras da frigideira e coloque em 4 pratos. Cozinhe o líquido em fogo alto e reduza até que fiquem cerca de 2 colheres de sopa (eu tentei fazer isso mas queimei o líquido!!). Regue cada pera com um pouco deste xarope e 1/4 de colher de chá de vinagre balsâmico. Coloque uma colher de sopa de creme de leite fresco ou sour cream e sirva.

(Serve 4 pessoas / Leva cerca de 1 hora e não dá muito trabalho)

8 comments:

Anonymous said...

Carol! Gostei da sua receita de pêra do Simple to spetacular. Exelente! Até deu
água na boca, lendo os seus detalhes.
Muito bem, continue escrevendo, um dia vc ganha muitos din dins com os seus textos.

Bjs de sua ã número um.

Anonymous said...

Carol! Continue enviando fotos maravilhosas, que as vejo todas. Até converso com elas. Hehehe! Simplesmente lindas! Lindas! Lindas!
Sua fã numero um.

Caroline W. said...

Oi fã numero um!
Quem sabe assim você não anima em cozinhar um pouco? Afinal, sua cozinha está bastante abastecida (pelo menos de equipamentos)!
Beijos e saudades,

Carol

TatiLie said...

Como assim?? Fã numero um?? Então tá, deixa eu pegar o título de fã numero dois...
Bom, as pêras estão no forno... tive alguns probleminhas... O primeiro é que eu li os ingredientes e depois fui descobrir que é preciso uma frigideira que possa ir ao forno... como no almoço fiz uma 'fritata' e coloquei a frigideira no forno, de porta aberta, tentei fazer o mesmo... resultado: as pêras não enrugaram. Segundo, quando fiz o tal caramelo, usei açucar granulado, demorou pra caramelizar, e quando coloquei o vinho, pluft! Virou pedra. Depois de dissolver a pedra por mais de 15 minutos, despejei sobre as pêras e estou esperando os 40 minutos passarem. Será que sou tão desastrada pra arruinar essa receita?? Ah, ainda bem que eu pensei bem e não usei os favos de baunilha (minha intuição me disse que eu iria fazer bagunça).

Caroline W. said...

Ai, ai, ai, Tati Lie, tadinha, passando aperto com a receita. Olha, ao inves de uma frigideira voce podia ter usado uma assadeira (aquelas formas retangulares), teria funcionado direitinho... E a pedra de acucar (pelo menos a minha) demora mesmo um pouquinho pra dissolver, mas nao tanto (15 minutos e muito!), a minha demorou no maximo 5 minutos... Bem, o importante e que o resultado seja bom, nao e mesmo? ;-) E receitas sao feitas para a gente adaptar mesmo... way to go, viu? Depois me conta se valeu a pena tanto trabalho!

Carol

TatiLie said...

Bom, vc já leu o resultado no multiply... o que posso dizer?? Próxima vez eu prometo seguir a receita direitinho... Ah, esqueci de perguntar, vc é celiaca???
Beijos

Caroline W. said...

Li sua aventura no Multiply, mas acho que seus "críticos culinários" foram muito duros com você (com excessão do Alberto, que pelo jeito é bom de garfo)...

Olha, eu acho que não sou celíaca não, mas percebo que minha pele piora muito dependendo do tanto de gluten que como... Então se passo uma semana comendo gluten quase todos os dias, no fim acabo tendo espinhas... Por isso evito ao máximo!

;-)

TatiLie said...

Hummm, interessante... pena que vivendo na Itália, é impossivel ser gluten-free. Mais uma razão pra eu preparar mais risottos e menos pasta (a razão número 1 é que tenho menos louça pra lavar).